quarta-feira, 11 de maio de 2016

PRÊMIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA LANÇA EDIÇÃO 2016

PRÊMIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA LANÇA EDIÇÃO 2016

 10/05/2016 - 16:13h - Atualizado em 10/05/2016 - 16:14h
 » Fotos: Cris Torres
Professores com projetos nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática podem participar

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro participou, nesta terça-feira (10.05), do lançamento da 3ª edição do Prêmio de Educação Científica, projeto em parceria com a BG Brasil e com o British Council, que premia projetos de ensino de professores dos ensinos Médio e Fundamental, das redes estadual e municipal. O encontro foi realizado no auditório do Museu do Amanhã, Zona Portuária do Rio. As inscrições vão até o dia 20 de agosto.

O objetivo do projeto é valorizar e estimular o trabalho de professores nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática, além de disseminar as iniciativas inovadoras e despertar o interesse dos alunos nas práticas científicas e disciplinas afins.

O Prêmio de Educação Científica contempla seis professores com uma viagem educacional para Londres, na Inglaterra, com as despesas pagas. O roteiro possibilita uma imersão ao mundo das Ciências, com atividades interativas, palestras e visitas a museus. Os vencedores recebem ainda uma ajuda de custo em dinheiro e são acompanhados por um tradutor durante as atividades.

Como novidade desta edição, as escolas dos professores vencedores também receberão uma premiação em equipamentos para a melhoria do ambiente escolar, como uma TV e um datashow. O objetivo é aproximar ainda mais os diretores e coordenadores pedagógicos do prêmio.

Representando o secretário de Estado de Educação, professor Antonio Neto, a superintendente de Gestão de Ensino, Carla Bertânia, falou sobre a importância da iniciativa.
– O prêmio é muito especial para a educação do Rio de Janeiro. Envolve reconhecimento e valorização do trabalho dos professores e,  o que é muito importante, também envolve e estimula os nossos estudantes para as práticas de iniciação científica. O projeto possibilita, ainda, vivenciarmos ações e iniciativas criativas que saem da sala de aula e podem ser compartilhadas por todos. Além disso, a premiação oportuniza o conhecimento de outros sistemas educacionais fora do país.

Professores vencedores da 2ª edição do Prêmio prestigiaram o evento. A professora de Matemática do Colégio Estadual Hebe Camargo, Daniela Mendes, falou sobre a experiência da viagem realizada em janeiro deste ano. Ela conquistou o primeiro lugar com o projeto “Pães mofados e função exponencial, tudo a ver” que ajudou os alunos de Matemática da primeira série do Ensino Médio a testarem e comprovarem a aplicação prática das funções exponenciais através da observação do crescimento de uma colônia de fungos em fatias de pão de forma velho.

– Foi uma experiência única, emocionante, com uma programação que me permitiu conviver com pessoas incríveis. Eu trouxe experiências para a minha vida e para a minha prática profissional e também trouxe os amigos que fiz lá. Agradeço a todos que promovem e apoiam iniciativas como essa.


Na segunda edição do Prêmio de Educação Científica, realizada em 2015, 97 docentes de 29 municípios fluminenses submeteram seus projetos à avaliação.

Podem participar docentes que lecionam as disciplinas de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental II e Biologia, Física, Matemática e Química no Ensino Médio e tenham desenvolvido alguma prática com metodologia atrativa para seus alunos durante o ano letivo de 2015 ou no 1º semestre de 2016.

As inscrições devem ser realizadas, até 20 de agosto, pelo site www.premiodeeducacaocientifica.com

Presentes ao encontro, a secretária Municipal do Rio de Janeiro, Helena Bomeny; o Gerente de Relações Governamentais da Shell, Flávio Rodrigues; a professora de Ciências, Rosana Zeitune, também vencedora da edição 2015; e de Jonathan Dunn, Cônsul Britânico.
Pela Seeduc, participaram Ana Paula Quadros, Leonardo Trotta, Cláudia Bittencourt, Elizabeth Gil, Vanessa Braga e Jorge Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário