segunda-feira, 2 de maio de 2016

Alunos da rede estadual podem participar de iniciativa de preparação para o Enem

Alunos da rede estadual podem participar de iniciativa de preparação para o Enem

 29/04/2016 - 18:01h - Atualizado em 29/04/2016 - 18:01h
"Hora do Enem" é um espaço interativo de estudo com dicas, vídeos educativos e simulados on-line

O programa nacional “Hora do Enem”, anunciado pelo Ministério da Educação, reúne um conjunto de ações complementares destinadas à preparação dos alunos da última série do Ensino Médio da rede pública para a prova do Enem. Com apenas alguns cliques, o estudante tem à sua disposição vídeos sob demanda, um programa diário produzido com notícias atualizadas sobre o exame e acesso gratuito a uma plataforma de estudos personalizado de preparação, além de simulados. Os conteúdos podem ser acessados por meio do link: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem.

O “Hora do Enem” é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Roquette Pinto, gestora do contrato da TV Escola, canal público do MEC. A iniciativa também é apoiada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

O programa disponibilizará, já no dia 30 de abril, o primeiro simulado nacional do Enem. Para realizar a prova, o aluno precisa estar inscrito no “Hora do Enem” e estar cursando a 3ª série do Ensino Médio. Os simulados utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e seguem o mesmo formato das questões do Enem. Com isso, as avaliações dão uma estimativa bem precisa da nota que o estudante tiraria na prova oficial. Os interessados podem se inscrever para o primeiro simulado aqui.

Confira a data de aplicação de todos os simulados:

Confira todas as iniciativas que compõem a Hora do Enem:

MECFlix
O MECFlix, uma biblioteca de vídeo-aulas sobre as matérias da prova, também faz parte do pacote “Hora do Enem”. Seu lançamento está previsto para o dia 30 de abril. Entre as diversas possibilidades o estudante poderá salvar as vídeo-aulas que achar interessante, organizar a exibição e compartilhar suas playlists. Aguardem novidades!

Programa de TV Hora do Enem
Com estreia prevista para maio, o novo programa da grade da TV Escola ajudará na preparação dos estudantes interessados em fazer o Enem este ano com dicas de especialistas, vídeo resoluções realizados por parceiros do setor educacional, comentários de professores experientes e muito mais.

Serão programas com 30 minutos de duração e exibição diária, de segunda a sexta-feira. No primeiro e no segundo blocos, o programa apresenta informações gerais sobre o ENEM, notícias e orientações, e comenta 2 vídeos resoluções do exame dos anos anteriores. No terceiro bloco, um convidado é recebido no estúdio, para ampliar a discussão do ENEM para além dos conteúdos trabalhados nas provas. Pode ser um professor, um orientador pedagógico, um gestor escolar, um especialista em educação, um dirigente ou mesmo um estudante - cada qual aportando a sua visão crítica do exame e sua experiência pessoal.

Mais de 40 canais de todo o Brasil, entre TVs universitárias e canais estaduais, irão reproduzir o programa em suas grades.

Além do programa diário, a TV Escola ainda exibirá boletins informativos diários com 02 minutos de duração. O boletim vai informar sobre todo e qualquer aspecto envolvendo o ENEM, desde sua organização e aplicação, até os aspectos de conteúdo das questões e orientações de todo tipo para os estudantes. O boletim também abordará temas de serviço do MEC, como o Sisu, Prouni, Fies, etc.


Plataforma Hora do Enem
Idealizado pela empresa Geekie, o Geekie Games é um aplicativo disponível para web e Android que reúne centenas de video-aulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. Algoritmos de recomendação criam um plano de estudos personalizado para cada estudante com base no curso desejado e nas suas necessidades específicas. O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública.

Os docentes que desejarem conhecer o conteúdo e exercícios disponibilizados pela plataforma para interagir e incentivar seus estudantes devem se inscrever na versão gratuita da plataforma. Basta realizar o cadastro para ter acesso à lista completa de vídeo-aulas e exercícios.


Simulados Hora do Enem on-line
Outra funcionalidade do “Hora do Enem” é a realização de quatro simulados, por meio da plataforma Geekie Games. O primeiro teste será oferecido em 30 de abril, o segundo em 25 de junho, o terceiro em 13 de agosto e o quarto nos dias 08 e 09 de outubro. Os simulados utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e seguem o mesmo formato das questões do Enem. Com isso, as avaliações serão capazes de simular uma estimativa da nota no Enem, com o objetivo de treinar os estudantes para o exame oficial.

Para fazer os simulados, os alunos deverão estar inscritos na Plataforma Geekie Games, até a data do simulado desejado. Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em seu computador, na sua residência, tablet ou smartphone, o MEC disponibilizará computadores dos laboratórios de informática de universidades e institutos federais. Além disso, a rede estadual de educação também poderá se organizar e disponibilizar aos estudantes computadores das escolas estaduais.

As inscrições para escolher um dos locais de prova das universidades e institutos federais se iniciam no dia 11 de abril e terminam 20. As inscrições para um local de prova deverão ser feitas na Plataforma de Estudos.Como os locais para a realização do simulado são limitados, o preenchimento das vagas será por ordem de chegada.

A ideia do simulado é oferecer uma experiência parecida com a do dia da prova do Enem. Sendo assim, o estudante terá uma média de 3 minutos por questão - o mesmo tempo da prova oficial do ENEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário